Editorial de Natal: uma celebração de afeto e memórias

O Natal sempre foi um momento muito especial para mim. Lembro da ceia na casa da minha avó, todos sentados numa mesa de madeira maciça enormeeee (pra mim, pelo menos era), que ela só usava nessas ocasiões.

Lembro também que meu avô, italiano dos bons, comprava uns queijos e castanhas diferentes, frutas super suculentas - o pêssego e a cereja até hoje me fazem voltar no tempo - e caprichava muito nos nossos presentes.

Era sempre uma noite realmente feliz :)

Foi pensando nessas lembranças que eu preparei esse editorial. Afinal o Natal é a época do ano em que a magia se faz presente em cada pequeno detalhe. É tempo de reunir quem amamos ao redor de uma mesa posta com todo carinho, onde a beleza não está só na decoração, mas também nos gestos e nas risadas que preenchem o ambiente.

Minha inspiração foi o cheiro das comidas quentinhas que saem do forno, as sobremesas irresistíveis que nos fazem sorrir antes mesmo de provar, o brilho nos olhos de cada pessoa ao saborear os pratos. A alegria das crianças, porque o Natal com elas em casa é muito mais legal.

Escolhi a dedo ceramistas incríveis para compor a decoração da mesa, as comidas deliciosas da rotisserie Petit Comité, sob o comando da chef Rita Atrib e os doces que são verdadeiras obras de arte da patissier Tammy Montagna.

Entre os risos e as trocas de presentes, o Natal nos lembra da importância de estarmos juntos, celebrando a vida, o amor e a esperança. Cada detalhe – da mesa cuidadosamente arrumada aos momentos compartilhados – é uma peça da grande magia desta data.

Mesa Posta com Alma

Escolhi uma toalha de linho bege da Zara Home e uma passadeira feita com um tecido da Entreposto, um jogo de pratos bacanas – aqui a escolha foi a linha Marrocos da marca Mset Studio, com prato de jantar, prato de sobremesa e bowls.

Para descontrair, usei as “baguetes” e os pães da Gema Oficina para apoio dos talheres e das colheres de servir.

No centro da mesa, um cordão de luzinhas e folhagens que você pode comprar pronto em lojas natalinas ou fazer o seu com eucaliptos ou hastes de pinheiro. Também coloquei na cena uns cards aquarelados lindos que ganhei da minha amiga artista Amanda Maciel.

Toques de dourado e bronze apareceram nos castiçais da TokStok, nos talheres e nos copinhos de bico de jaca que fizeram as vezes de porta-velas.

Usei folhagens secas (também da TokStok) no tom de vinho e optei pelos lindos Vasos “Olho” da Saru Atelier para compor. Note que vasos baixos são ideais para mesas grandes, com muita gente. Assim nada atrapalha a conversa e nenhum acidente acontece :)

Cardápio Cheio de Afeto

Minha paixão pelas comidinhas do Petit Comité é de longa data e marcou muitos eventos aqui em casa. Conversando com a chef Rita Atrib a sugestão para o cardápio da ceia foi o equilíbrio entre pratos tradicionais, mas com pitadas de novidade.

De entradinha, uma terrine de queijo de cabra com figos, coberta com noz pecã e mel (sensacional). A tradicional “tábua” de frios foi substituída por uma bandeja perfeita da Saru Atelier com queijos, frutas frescas e secas, castanhas e torradinhas.

Uma salada de quinoa com castanhas e uva passas, coberta por romãs e servida em bowls da Mset deram as boas-vindas ao menu.

Como pratos principais, cuscuz espetacular de camarão (com muitooo camarão), torta de palmito e Beef Wellington acompanhado de gravy ao vinho do porto.

O Petit Comité tem outras opções especiais de Natal e já está aceitando encomendas. Corre, porque a concorrência é grande, já vou avisando!

Arte em Forma de Doces

Tammy Montagna é uma chef patissier que encanta em qualquer coisa que faz. Sempre atenta aos detalhes, combinação de cores e, claro, aos sabores, Tammy está sempre inovando e surpreendendo com suas criações doceiras.

Várias festinhas da minha filha foram feitas por ela. Nem preciso dizer que sou fã, né?

Para a sobremesa, um bolo de chocolate recheado com muito chocolate. Mais minha cara, impossível. Tortinhas de ganache com frutas vermelhas, cupcakes natalinos e bundts com calda, tudo de chocolate, claro.

Biscoitos perfeitamente decorados perfumam a mesa, enquanto uma pavlova traz a doçura do suspiro, com o azedinho das frutas vermelhas para finalizar o encanto da mesa.

Variações do Mesmo Tema

Para quem não gostar de fazer refeições ao ar livre como eu (gente, eu amo comer literalmente fora) - preparei também uma mesa dentro de casa, com as mesmas peças da mesa externa e usando o buffet como apoio para doces e o licor de sobremesa.

Que tal?
Você é time refeições dentro de casa ou ar livre?

Créditos Editorial Natal 2024

Mset Studio - @mset_studio
Saru Atelier - @saru.atelier
Gema Oficina - www.gemaoficina.com.br
Petit Comité - @petitcomiterotisserie
Tammy Montagna - @tammymontagna
Cards Aquarelados - @amandamacielatelie
Produção e Fotos - @mag.living

Anterior
Anterior

2025: um novo capítulo que começa a ser escrito

Próximo
Próximo

Antes e Depois - Apartamento Ipiranga