Como anda seu poder de relaxar?

Relaxar parece fácil, né? Você deita, liga a televisão ou abre um livro e o relaxamento vem.
Horas depois você está leve como uma pluma, pronto pra outra, como dizem.

Mas não tem sido bem assim, concorda?

Você liga a televisão, notícias tensas. Ah, vou assistir a uma série – quando se dá conta está inteiramente envolvido naquele assassinato que precisa ser resolvido e aí você não consegue pensar em outra coisa e nem parar de assistir. Já sei, vou deitar na rede e ver um pouco de rede social – alerta de cilada! Você já pensa que não malhou o suficiente, não comprou todos os suplementos que existem; ai, não começou nenhum curso para se tornar f*da em algum assunto. Sem falar nas compras que você faz influenciada pelos milagres da moda e beleza da internet.

Tenho percebido que, para relaxar de verdade, estamos precisando desligar. A TV, a rede social, as notícias ruins, as pessoas tóxicas, os ruídos da cobrança, os livros que garantem o sucesso. Sabe viver o dia nas pequenezas? Tomar café de pijama, regar e cuidar das suas plantas, passear com o cachorro sem o celular. Ouvir música com a família enquanto vocês organizam a casa. Fazer uma refeição entre amigos que compartilhem os mesmos valores que os seus. Estar menos disponível nas mensagens que pipocam de todos os lados e mais disponível para ouvir quem está do seu lado. Tomar um banho demorado. Fazer máscara no cabelo, no rosto. Preparar uma comidinha reconfortante com ingredientes que você mesmo escolheu. Brincar com os filhos.

A gente está perdendo nosso poder de diferenciar o que é descanso, o que é trabalho, o que é urgente, o que pode esperar, o que é diversão. Estamos tão disponíveis e prontos para reagir, que estamos exaustos. E o pior, sem saber como descansar, mesmo com tempo livre. Por aqui, estou tentando…

Faz um tempo que eu não filmo mais o que estou vivendo – shows, apresentação de filha. Eu vivo a emoção do momento com as mãos e os olhos focados. Não posto fotos assim que eu as tiro. Deixo pra depois. Faço uma edição, relembro aquilo que vivi e publico para guardar como memória, não para ganhar likes da viagem perfeita. Já faz um tempo que aprendi que estar descalça na natureza, cuidando do meu jardim, me relaxa de uma maneira que nem sei explicar. Ver o pôr do sol e o nascer da lua também. Olhar o céu e fazer fogueira mesmo em dias quentes me faz perder a noção do tempo.

Para relaxar, tenho tentado abrir espaço apenas para aquilo que é essencial naquele momento. É um treino constante, mas acho que somente “desligando” a gente vai conseguir estar “ligado” quando for necessário.

E você, o que tem feito para conseguir relaxar?

Anterior
Anterior

A doida do brigadeiro

Próximo
Próximo

5 ideias de mesa posta que você vai amar