O que a Casa diz…

Nossa casa diz muito sobre nós. Como lidamos e organizamos o externo reflete demais o nosso interno, já dizia a mestra Fabíola Carvalho em seu curso “Casas com Alma”.

E não é só aquele lance de acordar, arrumar a cama e lavar a louça pra garantir um dia vitorioso. É sobre cuidar do nosso melhor lugar no mundo. O lugar que nos acolhe, nos nutre, dá conforto, descanso e calmaria.

Arrume a cama sim. Mas aproveite para passar um cheirinho nos lençóis enquanto os estica. Mantenha a louça limpa, mas de peças lindas que você usa diariamente e não somente quando recebe visita. Flores em vasos, sempre. Para celebrar o dia, a semana, o aniversário e aquele Covid que foi embora, ainda bem!

Panos de prato não precisam ser rasgados, manchados ou cheios de estampas de galinha. Aliás, itens quebrados ou que já cumpriram sua missão de vida precisam ser desapegados. Troque as lâmpadas queimadas, conserte vazamentos, abra suas janelas (com cortinas de tecido, claro) e desentulhe o máximo que conseguir.

Portas devem abrir até o final para a energia circular. Embaixo da cama, em tempos de box baú, somente itens que você usa com frequência, tipo toalhas, lençóis, mantinhas e travesseiros extras. Nada de guardar cacarecos-cadáveres-sem rumo. É seu sono – e seus sonhos - que estão em jogo.

Mesa posta é outro item que não posso deixar de citar. Seu dia é corrido, a gente sabe. Agenda cheia e tals. Mas poxa, será mesmo que vale servir a comida no pote de plástico para agilizar na hora de guardar? Ou será que aquela pausa, de estar à mesa, com suas travessas bonitas, pratos e talheres que você escolheu a dedo não poderia ser um momento de criar laços com a família e descompressão da correria do dia?

Se conectar com nossa casa é abrir espaço para ouvir nossa intuição, me ensinou Fafi.  Cuidar de cada cantinho não é perda de tempo, nem mais um item interminável da sua lista de tarefas. Deve ser prazeroso, quase que um ritual diário para a alma. É seu interior que está em jogo. Nunca esqueça disso :)

Anterior
Anterior

Vamos começar do começo...

Próximo
Próximo

Antes e Depois Chácara Mairinque: a transformação da cozinha